Caminhando
Em tempos de campanha eleitoral curta, os candidatos de Forquilhinha têm apostado em eventos que mobilizem toda a militância de uma só vez. Comícios e caminhadas pelos bairros onde estão situados os maiores grupos de eleitores têm sido frequentes. E nas próximas duas semanas – as últimas de campanha – é provável que ações semelhantes sejam cada vez mais observadas.
Peso pesado
Ainda que muitos avaliem a campanha eleitoral como calma, o número de ataques – envolvendo assuntos pessoais e públicos – tem aumentado em Forquilhinha, principalmente entre os candidatos a prefeito. Há quem diga que estão “só começando”, e que a procura por “podres” do concorrente não para. O fato é que, neste momento, cada palavra dita ou ação fora de contexto tem virado arma nas mãos adversárias.
Opostos
Enquanto o candidato a prefeito pelo PSD, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, tem utilizado bastante o apoio do governador, Raimundo Colombo, o lado oposto, do candidato pelo PP, Dimas Kammer, agregou nesta semana, mais um nome de peso. O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do PMDB, gravou vídeo pedindo votos para a coligação “É do povo”.
Planejando
Nesta semana foi disponibilizado para a população, também, o Plano de Governo oficial da chapa de Dimas e Félix. Na próxima deve ser entregue o de Neguinho e Rangel. Em ambas as situações, uma observação necessária é: se quem for eleito conseguir cumprir metade das promessas, já terá feito coisas demais…
Zoonoses
Citando propostas, mais uma campanha que aborda a promessa de criação de políticas públicas para o controle e cuidado de animais de rua em Forquilhinha. Em inúmeras eleições passadas a proposta permeou os Planos de Governos dos candidatos, e até agora, nada foi feito. A Fundação do Meio Ambiente até chegou a realizar alguns mutirões, mas um Centro de Zoonoses organizado, por exemplo, que seria o essencial, nunca saiu do papel. Será que com o próximo prefeito, sai?
Compromisso
Depois de passarem por uma convivência um tanto quanto difícil com a atual gestão do Executivo forquilhinhense, os servidores públicos municipais da cidade, através do sindicato da categoria, se anteciparam. Da reunião nesta semana, com os candidatos a prefeito, saiu uma Carta Compromisso assinada, com as principais reivindicações da classe para os próximos anos.
Segurança I
Projeto que visa à instalação de mais câmeras de videomonitoramento no município, segue a passos largos. O planejamento inicial está quase pronto, e os últimos detalhes, envolvendo valores e tipos de câmera a serem instaladas, já estão sendo alinhados. Impossível não destacar a agilidade do andamento do projeto. Isso porque envolve técnicos que realmente entendem do assunto.
Segurança II
Falando no assunto, tem gerado desconforto e irritação o fato de muitos já estarem tentando “apadrinhar” a ideia. Importante destacar que é um projeto da Associação Empresarial de Forquilhinha (ACIF), que tem contado com apoio irrestrito das Polícias Civil e Militar, bem como de entidades públicas e privadas do município. Em época eleitoral, neste caso em específico, os mais envolvidos em questões político partidárias não têm ganhado vez ou voz.
Reajuste
Deve ser divulgado ainda em setembro, talvez já na próxima semana, o reajuste tarifário da energia elétrica fornecida pela Coopera, a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, localizada em Forquilhinha. Nos últimos anos, mesmo com o aumento – habitual desta época – o valor tem sido um dos menores do país.