FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Crise econômica: PIB de Santa Catarina aponta queda de 5,2% em 2016

centro

A atualização da estimativa do PIB catarinense indica uma queda de 5,2% entre julho de 2015 e julho de 2016. No período, os serviços encolheram 6,2%; a indústria, 3,5%; e a agropecuária, 3,1%. Os dados constam na última edição do Boletim Indicadores Econômico-Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda. A publicação confirma que a crise chegou mais tarde em Santa Catarina, mas veio com bastante intensidade.

No Brasil, na mesma comparação, a queda é ainda maior: de 5,6%, segundo dados do Banco Central (IBC-Br).”Por isso, precisamos tomar medidas para segurar ao máximo as despesas, já que a arrecadação está em queda livre”, destaca o secretário Antonio Gavazzoni.

Os indicadores de produção da indústria catarinense na passagem de junho para julho colocam Santa Catarina como a segunda maior queda entre 14 estados pesquisados. O comércio catarinense vem também perdendo posições nos últimos meses com uma retração maior que a da média nacional, de 10,1%.  O decréscimo na produção e nas vendas tem refletido fortemente na arrecadação de ICMS.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Coopera
Net Lider

Menor desemprego, mas com menos vagas

O economista Paulo Zoldan, consultor da Diretoria de Planejamento Orçamentário da Fazenda, chama a atenção para a elevação na taxa de desemprego em Santa Catarina. O índice do segundo trimestre em comparação com os três primeiros meses do ano cresceu mais do que a média nacional.

Ainda assim, seguimos com a menor taxa do País. “Com o desemprego em alta, a renda caindo, o crédito mais restrito, seguramente o consumo da famílias seguirá retraído por mais algum tempo”, afirma Zoldan, responsável pelo Boletim Indicadores Econômico-Fiscais SEF.

Outros destaques 

– Na revisão do PIB de 2015, a retração da economia do Estado ampliou a queda (-4,5%, ante os 4,1% estimados anteriormente) e chegou a superar a do Brasil (-3,8%).

– Nos sete primeiros meses do ano, o Índice de Quantum da produção agrícola caiu 5,9%, enquanto o de preços cresceu 31,8%, comparando com os dados da safra anterior.

– Na mesma comparação, o Índice de Quantum da produção pecuária cresceu 0,9% e de preços 11,3%.

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 07

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo