Desconto do grupo A, alta tensão, já foi pago. Grupo B receberá o valor em conta já no mês de junho.
A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha, vem aplicando nos últimos anos, de forma consciente, uma prática do cooperativismo que é a distribuição dos resultados entre os seus cooperados.
Em 2022 o montante de R$ 5,3 milhões, por sugestão do Conselho de Administração e com a aprovação da assembleia, está sendo distribuído aos 26 mil sócios, proporcional ao consumo em reais que cada um teve no ano de 2021.
Os cooperados que formam o grupo de consumo A, composto por unidades consumidoras que recebem energia elétrica de alta tensão, já receberam o desconto na fatura a ser paga em maio, correspondente ao consumo de abril. O grupo B, caracterizado pelos cooperados residenciais, ou de pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais, receberá o valor em conta já no próximo mês.
A distribuição foi uma surpresa positiva para a empresa Teixeira Têxtil. A conta de abril veio com 50% de desconto. “Para o empresário que tem a energia como parte considerável do seu custo, a Coopera vem sendo fundamental para a competitividade da Teixeira Têxtil”, Estefane Topanotti Teixeira, empresário.
Consumidores residenciais
De acordo com Rogério Feller, gerente geral da Coopera, o cooperado residencial que receberá a distribuição na fatura de maio também deve ter uma surpresa positiva. O valor dos resultados somado à entrada em vigor da bandeira tarifária verde, pode proporcionar um desconto de até 60%. “Por muitos anos os resultados eram destinados à conta capital do cooperado e ao fundo de reserva. Essa medida é positiva para a solidez da cooperativa. Mas com muito planejamento, começamos a contemplar de forma direta o nosso cooperado”, explica o gestor.
Resultados: parte do modelo de negócios do cooperativismo
Os resultados são o lucro da cooperativa. Mas como o modelo de negócios cooperativista não visa o lucro, e sim o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, os ganhos são divididos entre os associados. Essa divisão é feita proporcionalmente ao consumo em reais que cada associado teve durante todo o ano anterior à assembleia.