A semana começou com sol em Santa Catarina, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e a chuva retorna ao Estado. A precipitação deve começar pelo Oeste e se estender às demais regiões entre a tarde e a noite, podendo ser mais intensa do Planalto ao Litoral no período noturno. A temperatura estará em elevação na maioria das regiões, e ainda mais alta no Litoral.
Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, no decorrer da terça-feira o sol volta a aparecer em boa parte do Estado e a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar. Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, o frio deve ser mais intenso na terça e quarta-feira. Na Serra, é esperada temperatura próxima de zero e até negativa. Na Serra e Oeste, há condição de geada. A partir da sexta-feira, as temperaturas já estarão mais elevadas.
A região da Serra e do Litoral permanecem em atenção para o risco de deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuva ocorridos no final de semana e à previsão para esta segunda e terça-feira.
Chuvas no fim de semana
As chuvas registradas no sábado e domingo causaram deslizamentos de terra sem gravidade e ruas alagadas em alguns municípios de Santa Catarina. A precipitação dos dois últimos dias foi equivalente ao esperado para o mês inteiro em algumas regiões. O Litoral, especialmente, totalizou mais de 100mm.
As chuvas estiveram associadas a um sistema de baixa pressão que deu origem a uma frente fria, acompanhada da atuação da corrente de jato subtropical.
No domingo, o acesso à ponte antiga de Laguna foi obstruído totalmente. O trânsito na Ponte Anita Garibaldi, entre os municípios de Pescaria Brava e Laguna, continuou fluindo normalmente.
O gerente de Operações e Assistência da Diretoria de Respostas aos Desastres da Secretaria da Defesa Civil, Alexandre Sampaio, chama a atenção para o retorno das chuvas nesta segunda-feira, que podem provocar diversos danos. “O solo já encharcado e previsão de mais chuva pode agravar a situação. Então pedimos para as pessoas acompanharem as informações disponibilizadas no site da Defesa Civil. E qualquer problema deve ser informado à Defesa Civil municipal pelo 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193”, informou.
Recomendações
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.