FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Sintomas semelhantes: saiba como identificar as doenças de inverno

tosse

Espirros, coriza, coceira no nariz, irritação na garganta e tosse. O frio chega e, com ele, os sinais das doenças alérgicas e respiratórias, que costumam aumentar nessa época do ano devido à baixa umidade do ar. Este período também provoca queda na imunidade das pessoas, tornando-as mais predispostas a desenvolverem esses sintomas. O inverno favorece ainda o acúmulo de pessoas em ambientes fechados.

Tal situação facilita a disseminação de microorganismos como vírus e bactérias, além de facilitar um contato mais próximo com mofos e bolores que se mantêm em grandes quantidades, principalmente nas residências.

“Essa exposição prolongada traz riscos para o desenvolvimento de doenças inflamatórias e alérgicas, principalmente nas vias respiratórias”, afirma o médico otorrinolaringologista, Dr. Matheus Moschetta, ao citar as patologias mais comuns, como rinites, faringites e sinusites.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Coopera
Credisol
Contape

O médico explica ainda que o sufixo “ites” designa o significado de uma inflamação. Logo, quando se fala em sinusite define-se uma inflamação localizada na face já que o prefixo “sinus” indica os seios da face; assim como uma rinite designa uma inflamação na mucosa nasal, e assim por diante.

De acordo com Dr. Moschetta, apesar de possuírem sintomas semelhantes, é preciso saber identificar a origem dos mesmos. Uma rinite, por exemplo, diz respeito à uma condição alérgica. Já a sinusite e a faringite são fenômenos inflamatórios provocados, geralmente, por vírus e bactérias. Conforme o médico, é preciso avaliar se os sintomas caracterizam quadros infecciosos ou alérgicos para, então, procurar o melhor tratamento.

Inicialmente, para evitar os surgimentos das chamadas doenças de inverno, é preciso estar atento às atitudes que auxiliam na prevenção conforme esclarece o médico otorrinolaringologista, Dr. Marcos José Karpinski. “Devemos evitar o contato com as principais causas alérgicas como, locais com muita poeira, fumaça, com mofo e locais úmidos, além de evitar mudanças bruscas de temperatura”, orienta.

Em complemento a esses cuidados, segundo o médico, também é importante manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, cumprir o calendário de vacinação e manter-se agasalhado nos dias frios.

De acordo com os especialistas, o tratamento das chamadas doenças de inverno é feito de acordo com os sintomas apresentados. Mas, o mais importante, são as medidas preventivas. Nos casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos que atuem de forma mais intensa na inflamação para o controle dos sintomas. Porém, somente o médico especialista poderá interpretar os sintomas e aconselhar o melhor tratamento e o uso de medicamentos.

 

Francine Ferreira – MARCOS A. BEDIN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 07

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo