Espaço foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 3.
Eles chegam para as aulas e antes de entrar nas salas a inspiração cresce. Ela preenche o olhar de entusiasmo e o coração de orgulho. Os alunos do curso de História da Unesc agora têm um lugar para refletir sobre a profissão. É a Galeria de Historiadores, que foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 3, na Universidade. O espaço conta com quadros de cerâmica de grandes nomes da História, desenvolvidos pelo artista plástico Antônio César de Medeiros Pereira.
Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a galeria serve de referência para os estudantes. “Esses historiadores estão aqui imortalizados por meio destes quadros por conta do marco que deixaram na sociedade. E esse é o papel de vocês também. Se inspirem e façam a diferença”, comentou o professor.
O coordenador do curso de História, professor Paulo Osório, comentou que a galeria foi pensada em conjunto, com professores e alunos. “Esse processo iniciou o ano passado, quando abrimos a votação dos historiadores e historiadoras que iriam compor a galeria. Esse espaço consolida nossa identidade”, contou.
A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back, comentou que essa é uma forma de valorizar o curso de História. “O professor é a profissão central na formação de um país melhor, um país que não só produz, mas que pensa antes de produzir. São momentos como esse que reverenciamos nossas licenciaturas”, afirmou.
Nomes que compõem a galeria
- Ciro Flamarion Cardoso;
- Margareth Rago;
- Pedro Paulo Funari;
- Marc Bloch;
- Eric Hobsbawm;
- E. P. Thompson;
- Sérgio Buarque de Holanda;
- Walter Benjamin;
- Jacques Le Gof;
- Silvio Coelho dos Santos;
- Roger Chartier.