O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, vem à Criciúma, nesta quinta-feira, 14, às 15h, para avaliar o terreno onde será instalado o Centro Regional de Operação da Defesa Civil. Até 2017, serão construídos 20 unidades em Santa Catarina nos municípios sedes dos coordenadores regionais da Defesa Civil. Todos os centros estarão interligados ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd.
De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil em Criciúma, Rosinei da Silveira, em Criciúma, o centro está previsto para ser construído ao lado da Agência de Desenvolvimento Regional. “Este é um novo sistema de proteção e defesa do cidadão catarinense. Os centros regionais serão totalmente equipados com tecnologia e agilidade para lidarmos com eventuais desastres. Além de ser um espaço adequado também para reuniões e capacitação”, explica.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, durante um desastre natural, a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, diz. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017 quando o Cigerd também estará operando na Capital.
Cigerd
O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres– Cigerd, deverá contar com mais de 20 órgãos trabalhando no mesmo espaço. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina.
A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos.