Conselho Municipal de Alimentação de Forquilhinha (CAE) visitou nos últimos dias o CEI Estrela da Manhã e a EEB Professor Jakob Arns. O objetivo é acompanhar e monitorar a qualidade nutricional da merenda escolar oferecida; a qualidade higiênica e sanitária das instalações de preparo dos alimentos e controle dos manipuladores dos alimentos e seus procedimentos. A visita fortalece as atribuições dos conselheiros e os aproxima da comunidade escolar.
Para realizar o trabalho, os conselheiros receberam um checklist do FNDE em forma de questionário para ser utilizado depois como ferramenta de avaliação na qualificação dos trabalhos e encaminhamentos em prol da alimentação escolar.
O trabalho é acompanhado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Daniela Hobold. Ela esteve presente esclarecendo os procedimentos realizados no preparo da merenda. Os integrantes do CAE aprovaram o processo da merenda e elogiaram as etapas e o funcionamento, e aproveitaram para fazer sugestões para melhorias no processo.
Alimentação Escolar
Forquilhinha oferece alimentação para alunos da educação infantil com ensino integral com quatro refeições diárias e ensino fundamental com uma refeição por dia, exigidas pelo Ministério da Educação. E por iniciativa do município, um projeto atende crianças em idade pré-escolar com ensino integral oferecendo também quatro refeições diárias.
O programa Mais Educação na EEB Waldemar Casagrande oferece atividades diversas e três refeições diárias. Nos últimos cinco anos o número de crianças atendidas na educação infantil no município aumentou 239%, de 358 pra 857 crianças. Os cardápios são diferenciados para as faixas etárias atendidas, por exemplo, de zero a um ano e três meses um tipo; de um ano e três meses a três anos outro cardápio; de quatro a cinco anos outro tipo.
O objetivo é oferecer alimentação adequada às faixas etárias, especialmente de zero a um ano que a consistência do alimento é diferente, já que é a fase de introdução da alimentação complementar.
Conselho
O conselho é formado por um representante do poder executivo; dois representantes dentre as entidades de docentes, discentes ou trabalhadores na área de educação; dois representantes de pais de alunos; dois representantes indicados por entidades civis organizadas.