Perdeu o emprego e agora? Respire fundo e pensamento positivo. Mesmo que você já estivesse esperando por isso, é sempre um golpe baixo, e o pior, a tendência é que isso acontece cada vez mais todos os dias,.
Seguem abaixo algumas dicas valiosas.
Envergonhar-se jamais
Se há uma coisa que a crise nos ensina é que perder o emprego não é nada para se envergonhar. Pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento, independente da empresa ou do cargo.
Reaja com naturalidade
Não saia por ai falando mal da empresa que o demitiu ou da pessoa que lhe deu a trágica notícia, isso não irá lhe favorecer em nenhum aspecto.
Cuide ao esbanjar
Sabe-se o quão bom é receber o FGTS, o proporcional das férias e 13º, mas lembre-se, não saia por ai gastando sem critério, afinal você não sabe por quanto tempo ficará sem renda.
Não fique sozinho
Participe de grupos de WhatsApp, Facebook entre outras redes sociais que abordem o tema trabalho, pessoas em circunstâncias semelhantes a sua podem compartilhar experiências e contatos relevantes para uma possível oportunidade profissional.
Espante a preguiça
Mesmo sabendo que você está desempregado e que você tem o direito de dormir até mais tarde, isso deve ser por pouco tempo, mude e adote medidas para encontrar um novo emprego desde os primeiros dias. Ações iguais não trarão resultados diferentes.
Aumente seu valor de mercado
Hoje se encontram muitas empresas ofertando vaga de emprego, porem falta profissional competente e capacitado o suficiente. Por isso pense nas habilidades e conhecimentos que lhes faltam e procure aperfeiçoa-los para quando a oportunidade bater a sua porta possa estar preparado.
Esquente sua rede contatos
Você deveria estar fazendo isso quando empregado, mas já que não o fez procure manter sua rede de contatos profissionais atualizada demonstrando seu interesse por uma nova chance profissional, muitas vagas de trabalho são fechadas por indicações.
Recomeçar faz parte
O importante é não ter medo e não deixar o orgulho impedir você de começar de novo. Se a sua função antes era de gerente e hoje a vaga disponível é para vendedor, isso não significa dar um passo para trás, mas dar um passo à frente para um recomeço.
E fique ligado durante esse tempo que você terá disponível, aproveite para entender mais sobre como lidar com o seu dinheiro, como se comunicar melhor, e claro, assista a vídeos relacionados à sua área de atuação, leia blogs de profissionais especializados em carreira e mantenha sua mente ocupada.
Siga minhas redes sociais e o site www.lilianefernandes.com.