O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Criciúma (SC) inicia na próxima semana uma turnê de 10 apresentações em quatro cidades do Estado do Rio Grande do Sul. A peça, “Arroz e Feijão em Colapso no Sistema”, trata de forma lúdica e artística da alimentação saudável, e faz parte do projeto Semeador Cultural, de realização da COOPERJA – Cooperativa agroindustrial de Jacinto Machado.
As apresentações serão nas cidades de Três Cachoeiras (13/06), Morrinhos do Sul (14/06), Terras de Areia (20/06) e Santo Antonio da Patrulha (21 e 22/06), nos horários das 10h e 14h.
Segundo ator Reveraldo Joaquim, que nesse espetáculo faz a direção, é louvável a iniciativa da Cooperja. “É muito legal saber que uma empresa investiu num projeto de educação e na conscientização do cidadão pela arte. Estamos muito felizes”, afirmou. Segundo ele a recepção do público vem sendo muito positiva. “A Cooperja quando propõe este tipo de projeto, inova. Agindo de fato na construção de uma sociedade mais saudável e mais culta. Uma forma de apostar na transformação tendo como meta e preocupação o bem-estar das crianças e adolescentes”, declara Reveraldo.
Números do projeto
A primeira etapa do projeto semeador cultural percorreu 28 municípios do sul de Santa Catarina. O espetáculo já foi apresentado 78 vezes, para público superior a 30 mil pessoas. Além de apresentações dentro do projeto, a peça já foi apresentada no Festival Nacional de Teatro de Lages, e no próximo mês fará parte da programação dos festejos de inauguração do Teatro do SESC de Itajaí.
Sinopse
Uma sequência de mortes assombra uma cidade. O “colapso no sistema” é visível e ameaçador. Neste universo híbrido onde o mais difícil é descobrir o verdadeiro vilão, os detetives Caçarola (Arroz) e Feijão, buscam incansavelmente o grande responsável por tantas perdas. Com músicas, bonecos e elementos cenográficos, os atores mostram de uma forma muito divertida “o universo dentro de mim” e a nossa responsabilidade por este corpo, que não é uma máquina, é um universo cheio de vidas querendo ser bem tratado (nutridas).
Ficha Técnica
- Produção: Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado;
- Direção : Reveraldo Joaquim e Yonara Marques;
- Argumento: Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado;
- Atuação : Luan Marques Joaquim, Adriano Medeiros, Priscila Shaucoski e Bruno Andrade;
- Texto e Roteiro : Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros;
- Direção de arte: Maíra Coelho;
- Cenário: Maíra Coelho, Patricia Preis;
- Bonecos : Maíra Coelho, Patrícia Prais e Reveraldo
Joaquim; - Figurinos : Margarida Rache;
- Assistentes de arte: Patrícia Prais e Alexandre Antunes;
- Músicas : Bruno Andrade e Priscila Shaucoski;
- Consultor de Dramaturgia: Gregori Hartel;
- Consultura de roteiro: Adriana Pizetti.
O GRUPO
O grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, então casados há três anos, resolveram dar uma guinada em suas vidas. Mandaram confeccionar uma pequena lona de circo, para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias
No ano de 2001 o grupo realiza a montagem das peças Amor por Anexins e O Sonho de Natanael. Ambas oportunizaram ao Cirquinho uma repercussão a nível nacional, o que gerou mais responsabilidade e, inevitavelmente, uma evolução na qualidade de seus trabalhos.
Daí por diante o Cirquinho do Revirado participa de vários festivais, editais, projetos de circulação e mostras importantes por todo Brasil, recebendo vários prêmios.
Hoje o grupo mantém seis peças em seu repertório e, desde a sua origem, vive exclusivamente do fazer teatral. No ano de 2011 o grupo montou o espetáculo de rua intitulado “JULIA”.
Os objetivos principais do grupo são: A produção, investigação e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se prendendo a uma única linguagem ou técnica. A comicidade está sempre presente nos nossos trabalhos, as vezes mais ácida , outras mais doce, mas sempre haverá humor.