Captação de múltiplos órgãos foi realizada nesta quinta-feira, 19.
O processo foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes (CIHDOTT) da instituição. A doadora, J.R.S de 16 anos, sofreu um traumatismo craniano encefálico, após acidente de trânsito. Na manhã de quarta-feira, 18, foi confirmada a morte encefálica da jovem.
As enfermeiras Amanda F. Cândido e Muriel D.B.B. Ronchi, integrantes da CIHDOTT, abordaram a família, após o recebimento da triste notícia, para saber sobre a possibilidade da doação de órgãos. Em um gesto de amor ao próximo, os familiares aceitaram a retirada dos órgãos. Foram captados rins, fígado e córneas.
A captação foi realizada por uma equipe médica da SC transplantes, sob a responsabilidade do médico Drº. Luiz Henrique Pacheco e médico residente Rodrigo Guzi. As enfermeiras Franciele Kreutz e Muriel D.B.B. Ronchi, da CIHDOTT do Hospital São José, coordenaram todo processo para retirada e envio dos órgãos para SC transplantes. Profissionais do centro cirúrgico, UTI cardiovascular e serviços de apoio também colaboraram com todo processo de captação.
Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.