A Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José realizou a 11ª captação de órgãos do ano. Um jovem de 16 anos, teve morte encefálica confirmada após sofrer traumatismo craniano, devido a um acidente automobilístico.
As enfermeiras Amanda Cândido e Renata Mendes Machado entrevistaram a família. O momento da entrevista, serve para explicar aos familiares sobre a importância da doação de órgãos e para que possam tirar suas dúvidas sobre o processo.
Mesmo em meio a tanta dor, a mãe do jovem, após compreender a importância do ato, aceitou fazer a doação dos órgãos do filho. Foram retirados do jovem, rins, fígado, córneas e coração.
Os médicos Luís Henrique Pacheco (CRM 14602) e a assistente Natália Pierini realizaram a captação dos rins, fígado e córneas. O Cirurgião Everton Luis Varela (CRM 4262) e o auxiliar Tadeu Fernandes fizeram o procedimento para captação do coração.
As enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Martins, deram todo suporte necessário para realização do procedimento no centro cirúrgico do Hospital.
“Efetivamos a 11ª captação de órgãos do ano, realizada pela CIHDOTT do Hospital São José; percebemos que este ato de amor está cada vez mais claro para as pessoas. Mesmo em meio ao sofrimento de perder um ente querido, a população tem tido consciência que podem ajudar outras vidas” descreve Renata Mendes Machado, uma das integrantes da CIHDOTT.
Lembre-se: Doar órgãos pode salvar até 10 vidas. Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.