O mais recente romance de Jojo Moyes, O Navio das Noivas, é cativante e conta histórias de mulheres que se aventuram em busca de uma nova vida e que o destino as unem com um mesmo objetivo. Para mim, o título do livro não chama a atenção, mas não deixe se levar pelas aparências porque a leitura flui de forma tranquila e envolvente. O porta-aviões HSM Victoria se transforma no Navio das Noivas porque irá levar mais de 600 mulheres da Austrália para a Inglaterra, durante seis semanas, onde se encontrarão com seus esposos, soldados ingleses, que casaram durante a guerra e pouco se conheciam.
O livro se passa em 1946, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A autora começa o livro contando um pouco da vida de Margaret que está grávida, Frances que é enfermeira, Avice que é uma garota rica e mimada e Jean uma menina de 16 anos que acredita que pode ter uma vida melhor. Cada uma com sua personalidade, com seus medos e esperanças, ficam na mesma cabine e têm que compartilhar suas vidas e seus momentos.
O livro não é previsível. Jojo Moyes surpreende ao longo das páginas, narrando fatos que derruba algumas teorias criadas na imaginação, enquanto que outras se confirmam. Quem é cada uma destas quatro mulheres? A autora constrói uma narrativa mostrando do que se arrependem, quais suas inseguranças, o que acreditam e nestas seis semanas muita coisa acontece em alto mar.
Personagens coadjuvantes também se destacam na trama, afinal, cada pessoa tem sua história, um passado, e muitas coisas se relacionam. No livro há abandono, há encontros, desencontros, decepções, alegrias, sofrimento. Cada carta recebida, cada chamada na cabine pode mudar totalmente a vida de cada uma destas mulheres de forma positiva ou negativa.
Em o Navio das Noivas a autora consegue, sutilmente, mostrar a submissão das mulheres, como eram julgadas naquela época e como tinham que sofrer caladas, pois não eram somente as mulheres que estavam neste navio, homens oficiais da Marinha, armas e aeronaves dividem o mesmo espaço. O livro termina contando o destino de cada uma das quatro protagonistas e como enfrentaram a continuação de suas histórias ao chegarem até ele, cada uma seguiu sua vida, mas será que as expectativas foram atendidas? Só lendo para descobrir.