Iniciativa visa planejar a cidade para os próximos 25 anos, nos quesitos social, econômico e ambiental.
Baseado em estudos da Fundação Espaço Democrático, de Brasília, foi lançado em Forquilhinha nesta semana o projeto “Forquilhinha 2040”, que visa unir grupos para promover um planejamento da cidade para os próximos 25 anos, envolvendo questões sociais, econômicas e ambientais. A ideia foi apresentada pelo político forquilhinhense, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD).
Serão chamados para se envolver no projeto entidades como a Associação Empresarial de Forquilhinha (ACIF), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e lideranças da Igreja. “Entendemos que o planejamento é tudo, e que se não for feito, no futuro teremos problemas que outras cidades tem hoje, como por exemplo, com a mobilidade urbana”, argumenta o idealizador da ideia.
Nos próximos dias, grupos de até 20 pessoas serão montados para discutir inúmeros seguimentos dentro dos três principais eixos. “Precisamos pensar na cidade para os próximos 10, 20 e 25 anos. Vamos montar equipes de trabalho para debater o assunto e definir metas, e planejar a cidade”, explica o político.
Neguinho ainda ressalta que o projeto é apartidário. “Esse trabalho não tem vínculo político partidário. Tanto que chamaremos para debate, juntamento com as entidades, o poder público de Forquilhinha, envolvendo o Legislativo e Executivo”, completa.
Por fim, os dados debatidos em grupos serão entregues à Fundação Espaço Democrático, que montará um relatório estipulando metas para a cidade crescer de forma planejada nos próximos anos.