Vai pedir a cadeira
PT de Forquilhinha definiu em reunião do diretório na noite de domingo, 4, solicitar o mandato que lhe é de direito na Câmara de Vereadores da cidade. Isso porque o vereador que está atualmente na cadeira, Jerri Adriani Elias, trocou o PT pelo PDT na semana passada. O PT, seguindo orientações do diretório estadual, irá a partir desta segunda-feira, 5, juntamente com o setor jurídico, analisar os próximos passos a serem tomados para que o pedido da cadeira no Legislativo seja oficializado.
Segue a fila
Com isso, o nome na sequência a assumir o lugar na Câmara é o do primeiro suplente Célio Elias (PT), ou do próprio presidente do PT em Forquilhinha, Darcy Gomes, que é terceiro suplente. Entre os dois, está o segundo suplente, mas pelo PMDB, Arley Dondossola.
De um lado…
O suplente Célio Elias não pareceu tão favorável à determinação. “Já havia tido uma longa conversa com o vereador Jerri, e sempre deixei claro que, por mim, não pediria a cadeira, porque minha vida profissional demanda de muito tempo. Mas foi uma decisão deliberada pelo partido, com muito debate, e coube a mim aceitar”, argumentou.
Quanto ao trabalho propriamente dito, até o fim de 2016, o atual suplente disparou: “se for necessário, assumir eu vou, mas se vou tocar o mandato até o fim do ano que vem, é outra pergunta que ainda não tem resposta”.
De outro…
Já o vereador Jerri Adriani Elias (PDT) garante que irá cumprir a determinação da Justiça. “Vou aguardar a notificação e me defender, com os argumentos que acho cabíveis, mas se precisar entregar o mandato, é um direito que o PT tem, e vou aceitar”, completa.
Por fim, ele deixa apenas um questionamento no ar: “eu só espero que o PT esteja pedindo a cadeira para o próprio partido, e não para jogada política”.
Balança
Segue balançando em direção ao PSD o vereador de Forquilhinha pelo Democratas, Érico D’Amorin. Na semana passada, ele esteve em Florianópolis, em reunião com pessedistas que representam o diretório estadual. O vereador garante que agora irá esperar o próximo ano para pensar em mudança, mas não esconde o descontentamento com a pouca atenção que recebe no atual partido, que representa sozinho no município.
Seguem os novos nomes
PMDB de Forquilhinha filiou novamente, na semana passada, o ex-prefeito Nelson Da Soler, e sua esposa, Rosa. Nomes de considerável peso político na cidade, que vem para reforçar a promessa do partido em fortalecer a sigla cada vez mais para as próximas eleições.
Juventude ativa
Falando em PMDB, a juventude do partido tem sido uma das mais atuantes da cidade nos últimos meses. Estiveram envolvidos nas últimas semanas com o curso de formação política da Fundação Ulysses Guimarães, que formou 13 pessoas.
Além disso, o presidente do segmento jovem do PMDB de Forquilhinha, Juliano Arns, juntamente com o vice-presidente Rafael Sacheti, estiveram no fim da semana passada em Brasília, acompanhando o trabalho dos correligionários na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional.
Esgotamento sanitário saindo do papel
Será homologada a licitação para a obra da rede coletora de esgotamento sanitário de Forquilhinha. A empresa já foi definida e será oficializada nesta terça-feira, 6. Depois disso, um horário será marcado na agenda do governador para que este assine a ordem de serviço. As obras da rede do esgotamento sanitário devem iniciar em novembro.
Definitivamente empossados
Tomou posse na última sexta-feira a nova diretoria da Associação Empresarial de Forquilhinha (ACIF), representada pelo presidente Cláudio Tiscoski. A meta de alcançar 50 membros até o ato de posse foi superada, e atualmente, a ACIF já conta com 55 associados. Em relação às próximas ações da entidade, está agendada para o dia 21 de outubro uma reunião com representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) no sul do estado, para elencar as atividades a serem exercidas nos próximos 24 meses.
Que iniciem as negociações
Está agendada para às 10h da próxima quarta-feira, 7, na sede da empresa JBS Foods em Forquilhinha, uma reunião para início efetivo das negociações salariais. A intenção é evitar possíveis impasses que gerem conflitos como no ano passado.
Pelo Brasil
Já nacionalmente, um protesto de avicultores e trabalhadores de frigoríficos está sendo organizado para o dia 16 de outubro, a partir das 14h na Avenida Paulista, em São Paulo. Mais de 5 mil pessoas devem comparecer ao ato contra a empresa JBS. Um ônibus sairá da região sul catarinense, no dia 15 de outubro, com profissionais interessados em participar.
Outubro Rosa no sindicato
Em alusão ao mês de luta contra o câncer de mama, o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacri) organiza, para o dia 17 de outubro, um café colonial com debate sobre o assunto para as mulheres associadas ao sindicato. O evento ocorrerá a partir das 15h, na sede do Sintiacri, em Forquilhinha.