Agilidade no atendimento a empresas de grande porte com capital de R$ 5 milhões ou mais, abrir empresas em até 90 minutos e implementação de atendimento técnico a população por meio de um plantão processual.
Este é o projeto Simplifica, criado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), um plano de modernização da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), com objetivo de desburocratizar a máquina pública e atender as demandas do setor produtivo. O programa foi lançado nesta segunda-feira, 15, na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.
De acordo com o secretário da SDS, Carlos Chiodini, este sempre foi um anseio do setor produtivo e um pedido do Governador Raimundo Colombo desde que assumiu a secretaria, em fevereiro deste ano. “Essas ferramentas que estão sendo aplicadas vão favorecer o desenvolvimento econômico do Estado, simplificar a vida do empreendedor catarinense, e atrair empresas que querem o Governo como parceiro e não como um burocrata que trava os processos. Menos papel, mais resultado, é isso que queremos e estamos conquistando com muito trabalho”, enfatizou o secretário Chiodini.
De acordo com o presidente da Jucesc, André Bazzo, esses projetos irão favorecer contabilistas, empresários e setor produtivo catarinense que busca agilidade na abertura de empresas. “O programa Simplifica foi criado para limpar a burocracia, deixar a Junta mais ágil e pronta para atender as demandas que antes, ficavam emperradas e acabavam travando o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Temos muito a fazer, mas demos um passo importante para que o órgão seja uma referência no país na abertura e fechamento imediato de empresas ”, explica o presidente.
Entenda o Simplifica
90 Minutos – Com foco na abertura de novas empresas em até 90 minutos, com encaminhamento exclusivamente eletrônico e via Capital. Respostas no mesmo dia para propostas protocoladas até 16h30.
Via Azul – Criação de uma etiqueta em cor diferenciada para os casos enquadrados como usuários Via Azul, no caso as empresas com capital aberto ou fechado de R$ 5 milhões ou mais. Um grupo de colaboradores atenderá a demanda de forma prioritária, apresentando sua resposta em um prazo máximo de 48 horas.
Plantão Processual – Já havendo um protocolo, o atendimento é feito por um técnico, tornando as resoluções mais rápidas.