O Criciúma já possuiu o profissional que vai comandar o futebol em 2016.
Emerson Almeida assume nesta segunda-feira, 30, o cargo de gerente de futebol. Ele será um dos responsáveis na montagem do elenco tricolor para a próxima temporada. Ao lado do técnico Roberto Cavalo e do gestor da Gestão de Ativos (GA), Jaime Dal Farra, Almeida irá decidir as renovações e os novos contratados.
O gerente era o coordenador das categorias de base do Tigre. Ex-jogador da equipe, iniciou os trabalhos no clube em março de 2015. Como atleta, teve destaque em 1991, quando marcou o gol do título do Campeonato Catarinense do Criciúma, conquistado em cima da Chapecoense.
Almeida está dentro da linha de trabalho traçada por Dal Farra, que é valorizar e dar oportunidades para os profissionais da região. Durante o período no Tigre, buscou realizar cursos, sempre visando o aprendizado no futebol. O gerente auxiliou o futuro presidente do tricolor no processo da nova diretoria, principalmente nas questões que envolviam o Centro de Treinamento.
Dal Farra em busca de um coordenador para a Base
Com a ida de Almeida para o futebol profissional do Criciúma, o cargo de coordenador da base está vago. Apesar do novo gerente carvoeiro seguir no clube, a prioridade será o time principal. Como esse fim de ano será movimentado para as equipes da base, por causa das competições, Dal Farra precisa definir logo quem será o responsável. Um dos nomes que surge como opção é o do tenente coronel Márcio José Cabral, que já esteve cotado em outras oportunidades para exercer uma função no clube.
Cavalo encerra o ano invicto dentro do Majestoso
Na última sexta-feira, 27, o Tigre terminou a participação na Série B e na temporada com um vitória por 2 a 1 sobre o CBR. Com os três pontos, a equipe criciumense ficou na 12a colocação da Segunda Divisão com 49 pontos. Assim, o técnico Roberto Cavalo conquistou o quarto resultado positivo no Majestoso, um aproveitamento de 100%.
A partida também marcou o reencontro do atacante Zé Carlos com a torcida carvoeira. O atleta marcou de pênalti no final do confronto, mas não conseguiu evitar a derrota do CRB. Para ele, encerrou o ano sendo artilheiro da competição com 19 gols.
No Criciúma, um dos destaques na reta final do campeonato foi o lateral esquerdo Marlon. Após a dispensa de Guilherme Santos, o reserva imediato, Cristiano, não mostrou um bom desempenho em campo. Assim, o jovem jogador assumiu a titularidade e acumulou bons jogos. Aliás, no último duelo da temporada, sete atletas da base estiveram em campo.
Renovações
Agora a bola parou de rolar dentro das quatro linhas e começa a agitação nos bastidores do Criciúma. Alguns jogadores do atual elenco interessam ao Tigre. Os zagueiros Adalberto e Wanderson estão praticamente acertados para 2016. Detalhes separam as renovações dos atletas. Dudu, Maicon Silva e Tiago Adan estão nos planos, mas os casos deles são mais complicados, porque dependem do Coritiba, Londrina e Atlético (PR) respectivamente. Dos três, Maicon Silva está mais perto de firmar um novo contrato com a equipe tricolor.
O goleiro Luiz também vai fechar com o tricolor para 2016. Inclusive ele deve acertar com o Criciúma por três anos.
Alteração na Base nos Estaduais de Base
A mudança realizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) no Estadual de Base para 2016, anunciada na coluna na última sexta, vai contribuir muito para as equipes. O Catarinense Sub-20 terá tabela de jogos própria, sem ser integrada com a categoria juvenil. Já as competições Sub-17 e Sub-15 terão os confrontos vinculados, ou seja, as partidas em cada rodada serão com os mesmos adversários para ambas.
A FCF acertou na alteração, que vai beneficiar a categoria júnior, que é a última antes do profissional. Esse ano, por exemplo, quando os times juvenis de Santa Catarina disputaram a Taça Belo Horizonte, o Estadual Sub-20, assim como o Sub-17, ficou aproximadamente um mês parado. Foram quase 30 dias sem partidas oficiais para as equipes juniores. A mudança já era defendida pela maioria dos clubes catarinenses.