Na noite em que a Igreja celebra com festa o nascimento do Salvador, Jesus, a Catedral São José, na Diocese de Criciúma, vive um momento marcante para sua história: nesta quinta-feira, 24, às 20h30min, em solene celebração eucarística, será aberta a Porta Santa, expressivo sinal para a vivência do Ano Santo da Misericórdia para os católicos. A missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.
A porta será semelhante àquela confeccionada para o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, já aberta no dia 13, com um medalhão feito de latão e que ilustra o logotipo do jubileu, com o lema “Misericordiosos como o Pai”, em latim. O trabalho em relevo é de autoria do artista plástico italiano Franco Sinigaglia, residente em Nova Veneza, com o acompanhamento do arquiteto Newton Bortolotto. Além do medalhão, acima do porta estará o brasão do Papa Francisco.
Em sua homilia durante a Abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia na Diocese, no dia 13, Dom Jacinto destacou: “Na noite de Natal, todos que entrarem por esta Porta, se confessarem, rezarem nas intenções do Santo Padre e participarem da missa, receberão a indulgência plenária, um presente que a Igreja nos concede”.
A vivência do Ano Santo implica também em abraçar as obras de misericórdia
Obras Corporais
- Dar de comer aos famintos;
- Dar de beber aos que têm sede;
- Vestir os nus;
- Acolher o estrangeiro;
- Visitar os enfermos;
- Visitar os encarcerados;
- Sepultar os mortos.
Obras Espirituais
- Aconselhar os duvidosos;
- Ensinar os ignorantes;
- Admoestar os pecadores;
- Consolar os aflitos;
- Perdoar as ofensas;
- Suportar com paciência as injustiças;
- Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.
Missas presididas pelo Bispo
No dia 24, o bispo também presidirá missas às 9 horas, na Casa de acolhida Manjedoura, em Balneário Rincão, e às 15 horas, no Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Michel, em Criciúma.